22/02/2010

O novo Temaki

Assim como o verde é o novo preto na moda 2010, o cenário gastronômico teve um 2009 recheado de "novos". Em 2008 assistimos ao boom da primeira grande novidade pós fast-food: a temakeria.
Movimento tímido, devagar as temakerias foram tomando as calçadas e aquele temaki que só dava para comer em Ipanema se multiplicou, ganhou novas unidades pela cidade e, como tudo na vida, primos e parentes feio (e alguns bonitos, vide o Cone Lounge em Botafogo. A casa é simples, mas o cone deles é delicioso - o kebab também!).
Bastou isso para que em 2009 surgissem os "novos temakis":
- Primeiro fomos levados a acreditar que eram os frozen yogurts (alguém já deu uma passeada olhando atentamente por essas lojinhas entre o Shopping Leblon e a Dias Ferreira - é um inferno!);
- Depois, acreditamos que o novo temaki eram os kebabs! Estes ainda crescem pela cidade, visto que não é fácil encontrar uma birosquinha vendendo kebab na Zona Norte ainda.
Mas nem acabou o frisson com os novos temakis e um novo "novo temaki" surge: as bruschetterias (é assim que escreve mesmo?).
Para quem não sabe, bruschetta é aquela entradinha típica em restaurantes italianos feita com pão italiano fatiado, passado no alho e assado coberto com alguma coisa (em geral um mix de tomate, azeitona, cebolinha e azeite).
Enfim, antes que essa grande "novidade" tomasse todas as esquina da Zona Sul é que nasceram as queridíssimas de que o Duda sente saudade e que aparecem na foto no post abaixo. Foi em dezembro, num dia 15. O cardápio foi caprichado: iniciamos os trabalhos com as bruschettas da foto, a que se seguiram cuscuz marroquino com frango grelhado (bem apimentado) ao molho de damasco e uma sobremesa egípcia a base de cenoura e laranja.
Como o que importa aqui mesmo são as divas do momento (nunca "divas forever" como o meu amigo Cláudia Wonder), segue a receitinha das bruschettas.
Peça ao seu marido para comprar um pão de campanha quando voltar do trabalho (mas não conte para ele para que servirá o pão. Se ele insistir que o pão de campanha é muito grande e que a idéia é só fazer um jantar comemorativo para dois, insista que você precisa de um pão inteiro, sem dizer o porquê!).
Assim que ele sair de casa - garanta que ele sairá cedo nesse dia - corte 3 tomates em quadrados. Lembre-se que você não vai fazer vinagrete para o churrasco nem salada rústica, portanto são quadrados pequenos mas nem tanto.
Pique também 1 cebola em quadrados bem pequenininhos e coloque de molho em água a temperatura ambiente por um período. Enquanto a cebola fica no molho, pique grosseiramente azeitonas pretas e cebolinha (deixando algumas pontas de cebolinha para enfeitar.
Agora tire a cebola do molho e misture com o tomate, as azeitonas e a cebolinha em uma vasilha. Coloque bastante azeite, um bocadinho de flor de sal, um bocadinho de sal, um bom bocado de pimenta do reino e deixe marinando o resto do dia.
Quando seu marido chegar com o pão de campanha, corte-o em fatias bem grossas (não seu marido! você precisará dele mais tarde), coloque bastante manteiga em uma frigideira (2 colheres de sopa bastam) com um punhado de alecrim. Sinta o cheiro que vai ficar na cozinha e já morra de fome. Em seguida coloque as fatias do pão e deixe dourar levemente os dois lados.
Com o pão ainda quentinho, cubra com a mistura de legumes e sirva.
No nosso dia 15 ficou uma delícia o pão quentinho com os legumes gelados... Mas nos contem se vocês fizerem diferente. Até porque, ao que tudo indica, em breve terei que pedir ao Duda para voltar pra casa com um bom pão de campanha...

5 comentários:

  1. vamos fazer o dia da bruschetta, cada um faz um recheio, na minha casa!

    ResponderExcluir
  2. Ai, tomara que esse dia chegue logo! Essas bruschetas foram as melhores que eu já comi na vida (sem trocadilho infame, por favor). E não é só porque foi o meu marido quem fez - afinal nós costumamos ser sinceros um com o outro quando comentamos nossas criações - mas porque REALMENTE a combinação de perfumes, sabores e texturas resultou em uma experiência fascinante.

    ResponderExcluir
  3. Opa opa opa... ate eu vou tentar cozinhar bruschetas tb... so tenho uma duvida, o que seria pao de campanha???? Bjs... aqui nao tem nem pao frances, sera que da pra fazer com outro pao? Sugestoes??

    ResponderExcluir
  4. Ei, ei, ei!
    Se vai dar a receita, dê em um formato que facilite na hora de copiar, digo, fazer! rs
    Ajuda a tia na hora da correria, vai! ;)
    Beijinhos aguados...

    ResponderExcluir