07/01/2011

BH gourmet: Bar do Antônio e Redentor




Início de um "Puta que pariu! Isso é muito bom!".


Belo Horizonte é conhecida pelos botequins. A gente dá um passo e esbarra em um pé-sujo cheio de cachaça nas estantes e cachaceiros espalhados pelas cadeiras de plástico - vermelhas ou amarelas, dependendo da marca de cerveja que apadrinhe o local. Quem vive no Rio sabe bem como é. Nada de novo: o mesmo cheiro inebirante de fritura, o mesmo clima descontraído, a mesma disposição dos garçons e balconistas para enfrentar os bebuns madrugada adentro.

E quem conhece a mim e ao Ro também sabe que pé-sujo não é o nosso forte. Preferimos mil vezes um pé-limpo com decoração estilosa, comida bem apresentada e - infelizmente - infinitamente mais cara do que as iguarias tradicionais de botequim.

Pois, bem!

Esse post é dedicado a um pé-sujo que foge um pouco à regra, pois tem comida refinada e cara, e a um pé-limpíssimo de responsa: o Bar do Antônio e o Redentor.

No primeiro, pedimos uma entrada que foi a vencedora de uma Comida de Boteco: mix com bolinhos de linguiça e carne seca, jiló assado com queijo e molho de tomate, acompanhados por mistura agridoce de mostarda e mel. Sabe aquela mordida que permite ouvir o estralar da farinha, seguido de um vapor quente que seria quase insuportável se não fosse acompanhado instantanemente pelo cheiro delicioso da linguiça e da carne seca, que nos faz ter corajem de enfrentar o calor e continuar na investida recompensada por aquele sabor indefectível que escorre oleosamente por sua língua a se contorcer entre a dor de ser queimada e a alegria da inundação por um prazer gustativo orgásmico??? 

Então, é mais ou menos por aí...

E para os que implicam com o jiló, vai a notícia: ele amarga mesmo. Mas só no finalzinho, depois que você já se deixou levar pela textura do queijo derretido misturado na medida certa com um molho de tomate simples (como devem ser os molhos de tomate). Aí, tem mais jeito não: você vai querer provar o segundo...

A cerveja, no Bar do Antônio, vem com aquela película de gelo que nos faz ficar como cães sedentos de língua de fora e - o que é para poucos - não congela! Verifiquem na foto.

Como prato principal, o Ro pediu uma costelinha de porco acompanhada de uma jardineira. Certamente esse termo lhe remeteu a itens muito leves como legumes finamente cortados, cozidos no vapor ou num molhinho de tomate. Enganou-se você e enganaram-se os nossos fios de consciência que ainda estavam preocupados com o teor calórico dos pratos. A "jardineira" nada mais é do que uns tomatinhos-cereja e umas cebolas picadas, acompanhados de - sinta a leveza: salada de batata, farofa de bacon e arroz branco. Delírio!

Eu não fiz questão de me enganar. Escolhi o prato pelo tamanho, impressionado por aquela montanha de arroz de bacalhau. Fartei-me e tive que aguentar as reclamações do estômago e do fígado ao longo do dia. Nada que um pouco (na verdade, alguns tubos) de Epoclair não tenha dado jeito. O certo é que as iguarias do Bar do Antônio valem quantos enjôos forem necessários!

E tenho dito!



Ro duvidando da minha capacidade de enfrentar a montanha...



Em uma noite em que vagávamos em busca de um lugar legalzinho para curtir a madrugada (êta povo boêmio, sô!), topamos com o Redentor, que a Isa - ilustre filha de BH, adotada pelos cariocas - já tinha indicado para o Ro. Desde o nome, o lugar lembra o Rio e a Lapa. I mean: a Lapa de hoje, dos anos 2010, dos descolados de plantão, das decorações cuidadinhas etc.

Enfim, parecia que estávamos em casa, o que não soou nada mal no meio de um feriadão em que BH - com excessão dos pés-sujos, obviamente - resolveu parar e desprezar os turistas de plantão. A surpresa veio com o cardápio: diversas opções de petiscos bem criativos, com pretensão a gourmet, que não costumam comparecer nas cartas aqui da Lapa. A nossa pedida não poderia escapar delas, claro: iscas de frango em um molho de vinho branco, tomates-cereja e azeitonas pretas. Acompanhadas de chopps para todos os gostos e disposições, essas iscas deixaram saudade. E vontade de que a Lapa também ganhe opções de comida mais refinada como essa....




3 comentários:

  1. Olhar essas fotos e relembrar os gostos e aromas pela descrição deliciosa do Duda só me faz encarar a dieta pós-viagem com uma certeza: vale a pena ter que reemagrecer tudo de novo por conta dessa comida maravilhosa!!!

    ResponderExcluir