26/01/2011

Amigos e cozinha I

Estar com amigos na cozinha é sempre motivo de muito prazer. Não importa tanto se é você que cozinha para eles, se eles que cozinham para você ou se todo mundo cozinha junto. Poder preparar um prato para alguém que você ama e respeita é uma forma de entregar a ela tudo que você sente. "Com açúcar, com afeto", como na canção do Chico. E também com sal, azeite, alho, pimenta... A reverência pela "família eleita" - e também pela sanguínea, por que não? -  pode estar em tudo que agregue sabor e traga alegria às papilas gustativas. Ver um amigo fazendo "Hum..." a la Ana Maria Braga, ou fazer "Hum..." da mesma forma, é uma das melhores maneiras de reforçar os fios invisíveis que nos amarram uns ao outros. Escolher um prato que tenha a ver com o paladar do outro, lembrar dos ingredientes de que ele mais gosta e daqueles a que tem alergia é uma forma de comunicar a sua atenção e o seu cuidado.

Eu sei que esse post está com cara de propaganda de Sazon, e isso pode ser muito cafona. Mas o certo é que acredito mesmo nisso. Às vezes, é importante assumir nosso lado "comercial de margarina".

Para inaugurar a série, comento o macarrão com molho de tomate e linguiças que a Manu fez para mim e para o Ro. Realmente, um macarrão com linguiças não tem nada de complexo ou extraordinário que mereça um post, porém ele ganhou um sabor muito especial por ter sido preparado pela Manu. É que a nossa amiga costuma passar tão longe da cozinha quanto o diabo da cruz. E o fato de ter se disposto a comprar os ingredientes (a geladeira dela é daquelas lotadas de imãs com telefones de pizzaria, se é que vocês me entendem), cortar cebolas e linguiças, ferver água, cozinhar a massa e testar o sal é muito mais do que uma prova de amor.

Manu, sei que vai parecer deboche, mas não é. Escrevo esse texto em sua homenagem e digo, com muita sinceridade, que ficou MARAVILHOSO!!!






2 comentários:

  1. E ninguém nem me convidou: que desaforo! affe!

    ResponderExcluir
  2. Ah, é assim, dona "Estou louca entre Maricá e Rio, não tenho tempo para nada"?!?
    Convidar para vc declinar???

    ResponderExcluir