26/01/2011

Amigos e cozinha II

Nossos amigos Clem e Márcio moram na França. Ela é francesa - mas ninguém diz - e ele, brasileiro. Quase todos os anos, nas férias de verão, eles vêm ao Rio matar a saudade dos amigos, dos parentes e da cidade. É sempre uma delícia poder abraçar e apertar a quem você passa o ano inteiro ligado apenas por emeios (no caso deles, bem poucos: Clem é muito ocupada e o Márcio avesso à internet).

Dessa vez eles ficaram hospedados num apartamento de Ipanema, bem simpático. Fizeram uma troca com a família que é dona do local, que foi curtir a neve em Avignon, onde eles moram. Assim, numa dessas noites de verão, tivemos uma cozinha americana bem simpática para nos divertirmos.

Para respeitar o clima quente (e as dietas de todos os quatro convivas), optamos por pratos (quase) bem leves. Aliás, o clima tropical foi lembrado também pela jarra de abacaxi com que presenteamos nossa amiga por seu aniversário. É kitsch, nós sabemos. Mas a Clem adora brincar com esse elementos, misturados aos itens de muito bom gosto que compõem a decoração de sua casa (seja a definitiva ou a de empréstimo, como esssa). 

Eu e Ro fizemos carpaccio de melancia, que aprendemos com Claude Troisgros (e adaptamos, para facilitar o preparo). Basta cortar fatias bem finas de melancia e tirar as sementes. Depois, organize sobre um prato (ou dois) e tempere com sal, pimenta, maionese enriquecida com mostarda Dijon, azeite e cebolinha picada. Para quem gosta de alcaparras, elas são bem vindas. Também jogamos umas pimentinhas rosa, só para enfeitar. 

Clem investiu nas saladas: alface, agrião, manjericão fresco, minicenouras, brócolis, queijo, tudo separado, para cada um montar como bem quisesse e regar com o molho de iogurte e mostarda que estsava uma delícia. E teve ainda a salada de pepino com iogurte, também excelente, muito adequada ao clima.

Mais encorpada, porém ainda leve, uma torta de massa folhada com tomate, manjericão, mostarda Dijon e queijo ralado. Se entendi bem, basta forrar o fundo de uma forma com a massa, distribuir os ingredientes sobre ela, finalizar com o queijo e pôr para assar. Caso falte alguma informação, Clem poderá complementar aqui embaixo.

De sobremesa, frutas...

Como pode ser percebido pelas fotos, a noite foi leve e despretensiosa, como a comida...









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário