25/08/2010

Fazendo 33 no Fiorino

No meu aniversário, em março, fomos comemorar no Fiorino, na Tijuca. Eu já queria conferir a casa há muito tempo, desde que passei pela Heitor Beltrão pela primeira vez à noite, reparando na bela iluminação do jardim. O Ro decidiu então me surpreender com um jantar lá. A casa faz o estilo italiano chic, bem ao largo das cantinas com sotaque macarrônico escrachado à la novela das nove. Quero registrar, no entanto, que também gosto muito dessas casas recheadas de mamas e nonas, regadas com fartas doses de poluição visual e sonora. O fato de me referir a elas aqui se deve apenas à necessidade de reforçar, pelo contraste, a linha seguida pelo Fiorino, o mais extremo oposto delas:  decoração sóbria e contida, serviço correto, música discreta. Porém, o que é mais recompensador nesta casa é que não precisamos pagar pelo estilo: o restaurante serve massas excelentes, relativamente fartas, a um preço bem em conta. Talvez por não trabalhar com cartões de crédito ou débito (o que deve baratear os custos), talvez apenas por honestidade, mesmo.

Mas vamos ao comentário dos pratos, que é o que mais interessa! Eu fui de talharim ao molho funghi. Tão gostoso, mas tão gostoso, que até hoje sinto o perfume dele me preenchendo as narinas e a boca logo fica inundada. O Ro foi de raviole de vitela ao molho branco (ou de queijo, já não estou muito certo). Apesar de o prato não ser meu, provei muitas vezes e também fiquei com seu sabor refinadíssimo marcado na memória.

De sobremesa, uma das invenções mais deliciosas entre todas as criadas pelas casas do Rio: gelado de chocolate. Uma mistura hipnotizante de chocolate, doce de leite, biscoito, café e castanhas (fico devendo uma foto).

Confesso que, apesar de já terem se passado cinco meses desde que desgustei esses pratos, sinto que corro o risco de me engasgar com tanta água na boca, só de lembrar... Vale muito a pena, principalmente para os amigos que moram do lado de cá do túnel.

3 comentários:

  1. Amo! Eu e Hugo sempre comemorávamos tudo lá. era bem pertinho da minha ex casa. Adoro sentar na varanda, a iluminação...
    O ruim é q não aceitavam cartões. Já aceitam?
    Saudades de lá... Me deu vontade de voltar... Vou voltar!

    ResponderExcluir
  2. amo o fiorino!
    a beringela de entrada é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não aceita cartões, Bia... Legal saber que meu post deu vontade de voltar!
    Carla, nunca provei a beringela... Testarei na próxima vez... Você sabe o quanto eu gosto dessa iguaria...

    ResponderExcluir